ANUNCIE AQUI 01

ENTRE EM CONTATO COM A EQUIPE DO BLOG PELA A PAGINA CONTATO E ANUNCIE EM NOSSO SITE!

ANUNCIE AQUI 02

ENTRE EM CONTATO COM A EQUIPE DO BLOG PELA A PAGINA CONTATO E ANUNCIE EM NOSSO SITE!

ANUNCIE AQUI 03

ENTRE EM CONTATO COM A EQUIPE DO BLOG PELA A PAGINA CONTATO E ANUNCIE EM NOSSO SITE!

ANUNCIE AQUI 04

ENTRE EM CONTATO COM A EQUIPE DO BLOG PELA A PAGINA CONTATO E ANUNCIE EM NOSSO SITE!

ANUNCIE AQUI 05

ENTRE EM CONTATO COM A EQUIPE DO BLOG PELA A PAGINA CONTATO E ANUNCIE EM NOSSO SITE!

O GOVERNO TERÁ PLANO B CASO CPMF NÃO SEJA APROVADA

Clique para obter Opções

O governo Dilma Rousseff planeja um pacote de medidas para apresentar ao mercado financeiro que cumprirá em 2016 a meta de economizar o equivalente a 0,7% do PIB para pagar juros da dívida pública, mesmo que não haja colaboração do Congresso Nacional.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, entre as medidas, estão o aumento da Cide (contribuição que regula o preço de combustíveis) e de outros impostos chamados reguladores, como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O governo pensa em anunciar as medidas somente em janeiro.
 Joaquim Levy, ministro da Fazenda, disse em audiência no Congresso na semana passada, que "a Cide é boa, tem várias coisas a favor", dando a transparecer que a alta do tributo faz parte dos planos do governo petista.
A Folha também apurou que faz parte desta estratégia a decisão de deixar para o próximo ano a receita de R$ 11 bilhões obtida com o leilão das usinas hidrelétricas realizado nesta semana. Segundo a publicação, as medidas serão como um "plano B" caso o Congresso não aprove a recriação da CPMF e a repatriação de dinheiro de brasileiros no exterior.
O governo planeja apresentar medidas que não dependam de aprovação de deputados e senadores para, segundo um assessor presidencial, "mostrar ao mercado que o governo terá superavit" no próximo ano e não vai ficar apenas no campo das "boas intenções".
O Ministério da Fazenda entende que sem essa sinalização ao mercado, o país pode ser alvo de um novo rebaixamento pelas agências de classificação de risco.
Um assessor presidencial afirmou que o governo precisa mostrar que continuará funcionando independentemente da crise política que imobiliza o Legislativo nesta reta de final de ano.
Ainda de acordo com a publicação, o "plano B" teria sido encomendado pela presidente Dilma à sua equipe econômica e, inicialmente, está planejado para ser divulgado em janeiro depois de uma avaliação sobre o que foi de fato aprovado no Congresso.
No entanto, o governo nega a existência do plano porque quer evitar que deputados e senadores sejam contrários a aprovação das medidas do ajuste fiscal.
Segundo a Folha, um assessor do governo teria ditto que o Palácio do Planalto vai seguir buscando aprovar a CPMF no primeiro semestre do próximo ano com ou sem o lançamento de um "plano B" para reequilibrar as contas públicas em 2016.
Ativos
Além disso, o governo conta com recursos que devem entrar no caixa do Tesouro com a abertura do capital do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil) e da Caixa Seguridade. Medidas que já haviam sido adiadas para 2016 por causa da retração da economia.
Segundo o jornal, o Planalto tem como estratégia divulgar o "plano B" juntamente com ações voltadas para o crescimento da economia que já estão sendo elaboradas pelos ministérios do Planejamento, Fazenda e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

No giro da noticia
Edmilson Moura.

EM LAGO DA PEDRA-MA. FLÁVIO DINO DIZ“SE TEM UMA COISA QUE EU NÃO TENHO MEDO É DE CARA FEIA”

Clique para obter Opções

A frase foi dita pelo governador Flávio Dino, durante seu discurso em Lago da Pedra na tarde de sábado dia 28 de novembro de 2015. É uma clara alusão ao barraco armado pela prefeita Maura Jorge que no momento ainda estava no palanque oficial mas depois saiu furtivamente e subiu num carro de som para discursar no sol quente. (releia o caso)
Pois é Maura Jorge dá ‘piti’ e faz vergonha em cerimônia oficial. A prefeita Maura Jorge, de Lago da Pedra, perdeu o controle emocional durante uma solenidade oficial do Governo do Estado na praça Dep. Waldir Filho naquela cidade.
Maura Jorge participava como convidada de uma cerimônia em que o Governador fez a entrega de Títulos de Regularização de Terra a proprietários rurais, retomada das obras do Hospital e lançou o programa Mais Asfalto.
Devido à disputa política local entre Maura Jorge e Mauro Jorge, o cerminonial foi organizado sem prever o pronunciamento de nenhum dos dois, e ambos foram avisados com antecedência. Tudo transcorria dentro da normalidade até que, depois do pronunciamento do deputado federal Rubens Júnior, quando o Governador Flávio Dino começou o seu discurso a prefeita perdeu o controle.
Preocupada com a sua situação eleitoral na cidade, a prefeita tentou colar a sua imagem à do Governador e não se conformou em não discursar. Aos poucos o que era insatisfação tomou forma de protesto e Maura Jorge passou do lamento aos gritos, em cima do palanque.
O constrangimento era visível para todos. Principalmente para o genro da prefeita, o deputado Neto Evangelista que é secretário de Desenvolvimento Social.
Quando os presentes achavam que o ‘barraco’ protagonizado por Maura Jorge não iria além, a prefeita surpreendeu a todos quando abandonou o palanque e foi buscar um carro de som de sua propriedade para fazer o seu discurso.
Fonte: Louremar Fernandes
É mesmo. SIMPLE ASSIM.
Edmilson Moura

MAIS UMA AÇÃO SOCIAL DO VEREADOR TELES EM BACABAL-MA

Clique para obter Opções

Ação social é um modo de apoiar as pessoas na busca de uma infra-estrutura necessária às expansões de suas consciências espirituais.
O vereador TELES realiza ação social há muitos anos. Sabemos que seus esforços são como gotas d´água no oceano, mais está nas verdadeiras necessidades de nossa sociedade. Por outro lado não há como medir o valor de uma fome saciada ou de um frio afastado, mesmo que seja de uma única pessoa.
Acreditamos que, através da educação espiritual, poderemos agir como agentes de mudança da consciência social atual, de forma a construir uma sociedade menos injusta, exclusivista e egoísta.
O vereador TELES que há anos levantou essa bandeira em Bacabal-MA, e que além da cidade os povoados são beneficiados pelo trabalho social do Vereador, e neste final de semana nos dias 28 e 29 de novembro de 2015, o vereador e as pessoas que junto com o vereador fazem AÇÃO SOCIAL, foram aos Mercados, da Rodoviária, Mercado Central e Mercado da Villa São João  de Bacabal-MA e nos Frigoríficos da cidade em distribuição das ferramentas de trabalho dos magarefes de Bacabal-MA, e muitos foram contemplados com sua ação.
E o trem da ação social do Vereador TELES não para, e como diz o Vereador TELES, Teles é de todos, mais nem todos é TELES, parabéns por este grandioso trabalho vereador.

Da equipe REBELDE SOLITÁRIO
Edmilson Moura

GOVERNO ANUNCIA CORTE DE 10 BILHÕES E PARALISA SERVIÇOS FEDERAIS

Clique para obter Opções

O Palácio do Planalto publicará decreto de contingenciamento na próxima ou nesta segunda-feira, dia 30 de novembro de 2015. A medida impede despesas discricionárias e durará até que o Congresso aprove a nova meta fiscal. Dilma cancela, cancelou viagem à Ásia.
saiba mais
A presidente Dilma Rousseff publicará na próxima segunda-feira um decreto de contingenciamento de cerca de 10 bilhões de reais, divulgou a Secretaria de Comunicação nesta sexta-feira (27/11). A medida se tornou necessária devido ao posicionamento do Tribunal de Contas da União (TCU) e a consequente não aprovação da nova meta fiscal deste ano pelo Congresso Nacional.
Com isso, pela primeira vez, o Brasil terá um quadro que os especialistas chamam de "shut down", ou seja, a suspensão de todas as despesas discricionárias. Isso significa que o governo federal não arcará com os pagamentos de investimentos públicos, de todos os serviços de água, luz, telefone, bolsas no Brasil e no exterior, fiscalização ambiental, do trabalho, da Receita Federal e da Polícia Federal. A suspensão também atingirá gastos com passagens e diárias.
A Secretaria de Comunicação afirmou que este não é um problema financeiro, mas orçamentário. Segundo o Palácio do Planalto, esta é uma situação "absolutamente momentânea". O governo de Dilma espera que a nova meta seja aprovada pelos parlamentares já na próxima semana, o que permitira a liberação imediata do contingenciamento
No início do ano, o governo tinha estipulado meta de superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública – em 55 bilhões de reais. No entanto, as dificuldades para cortar gastos e aumentar as receitas fizeram a equipe econômica revisar a meta fiscal de 2015 para déficit primário de 51,8 bilhões de reais. Devido ao reconhecimento dos atrasos nos repasses a bancos públicos, o valor do déficit subirá para 119,9 bilhões de reais caso seja aprovado pelos parlamentares.
Dilma cancela viagem à Ásia
Com o contingenciamento, a presidente decidiu cancelar suas viagens ao Japão e ao Vietnã, que estavam agendadas entre 1º e 4 de dezembro. Segundo a Secretária de Comunicação, a decisão foi tomada "porque a partir de primeiro de dezembro o governo não pode mais empenhar novas despesas discricionárias, exceto aquelas essenciais ao funcionamento do Estado e ao interesse público".
Dilma, no entanto, manteve sua viagem a Paris, onde participará da COP-21, conferência sobre mudanças climáticas, já que este evento está marcado para começar em 30 de novembro.
 
PV/ab/ots
Edmilson Moura.

JOÃO ALBERTO CONDUZIRÁ POSSÍVEL CASSAÇÃO DO SENADOR DELCÍDIO

Clique para obter Opções

O parlamentar também o presidente do Conselho de Ética do Senado, então caberá ao colegiado comandado por ele analisar um possível pedido de cassação contra Delcídio por quebra de decoro parlamentar. Senador João Alberto e Presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto.
O senador maranhense João Alberto (PMDB-MA) foi um dos 13 que votaram contra a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso pela Polícia Federal por tentar obstruir investigações da operação Lava Jato.
O parlamentar também o presidente do Conselho de Ética do Senado, então caberá ao colegiado comandado por ele analisar um possível pedido de cassação contra Delcídio por quebra de decoro parlamentar.
Mas para isso acontecer, algum partido precisa acionar o Conselho de Ética, o que não foi feito até agora. Porém, quem vai decidir se o processo vai seguir adiante é o senador João Alberto.
E tudo indica que não, uma vez que o senador já emitiu, por meio do seu voto, apoio a Delcídio do Amaral.

É mesmo, SIMPLES ASSIM.

Fonte: Neto Ferreira
Edmilson Moura.

EXECUÇÕES DE BLOGUEIROS NO MARANHÃO PREOCUPA ABRAJI; ATÉ AGORA NINGUÉM FOI PRESO

Clique para obter Opções

Blogueiros Ítalo Diniz e Orislândio Roberto Araújo (conhecido como Roberto Lano) foram assassinados no interior do Maranhão
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) se pronunciou, na quinta-feira dia 26 de novembro de 2015, sobre as recentes mortes, em menos de um mês, de dois blogueiros no interior do Maranhão.
Ítalo Diniz e Orislândio Roberto Araújo (conhecido como Roberto Lano) mantinham blogs com assuntos sobre a região e críticas à políticos locais. Ambos foram executados e até o momento ninguém foi preso pelos crimes.
Ítalo foi assassinado a tiros em Governador Nunes Freire-MA, em 13 de novembro de 2015. Roberto Lano executado, oito dias depois, em Buriticupu-MA.
Segundo a Associação, desde a semana passada o órgão apura as circustâncias das mortes dos comunicadores. “Para colegas de Ítalo Diniz, o crime foi represália a sua atuação no blog. (…) Uma pessoa próxima a Diniz disse à Abraji estar certa de que a morte dele teve razões políticas.” , diz texto da Abraji.
A Abraji pede que os casos sejam apurados com precisão e celeridade a motivação de cada um dos crimes pelas autoridades maranhenses. “É preciso esclarecer se as execuções foram consequência do que os blogueiros publicavam e punir os responsáveis. Só assim será possível evitar novos crimes contra a liberdade de expressão” , finaliza o texto assinado pela diretoria da Associação. Veja o texto completo aqui
Investigações
O Blog procurou a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança para saber sobre o andamento das investigações.
As mortes estão sendo investigadas pela Superintendência de Homicídio de Proteção à Pessoa (SHPP), mas até o momento ninguém foi preso.
Em nota sobre o assassinato de Roberto Lano, a SSP diz que a polícia trabalha com várias linhas de investigação, que apontam para um crime de encomenda, e que não irá dar detalhes sobre o andamentos da apuração.
Abaixo a nota na íntegra
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que já iniciou a investigação para esclarecer a morte de Orislândio Timóteo Araújo, também conhecido como Roberto Lano, blogueiro e produtor cultural no município de Buriticupu.
A Polícia trabalha com várias linhas de investigação, que apontam para um crime de encomenda. O delegado que acompanha o caso já tem as imagens da ação criminosa que estão sendo analisadas para identificar e prender o executor e, com isso, chegar ao possível mandante do crime.
A SSP informa que não vai detalhar o andamento da apuração, para não atrapalhar o processo de investigação até a conclusão do inquérito.
 
Do Blog Luis Pablo.
Edmilson Moura

JÁ COMEÇOU A CAMPANHA ELEITORAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MARANHÃO

Clique para obter Opções

Candidatos a gestores escolares já podem iniciar a campanha eleitorais nas escolas. A tão esperada eleição de gestores. Desde os primeiros meses do atual governo Flávio Dino, foi instalado um processo seletivo democrático, com o envolvimento da sociedade civil organizada nos debates, com encontros Formativos e ações junto às Unidades Regionais de Educação (URE), para fortalecer o envolvimento de todos e despertar a comunidade escolar para a importância destas eleições.
A escolha do gestor (a) escolar será no próximo dia 10 de dezembro, em 450 colégios estaduais e vai contar com a participação da comunidade escolar (professores, funcionários, estudantes e pais), que já foram credenciados.
Depois de cumprir mais de 90% das etapas do cronograma de eleição, o processo eleitoral caminha para momentos finais e decisivos. E como, toda eleição democrática passa por um processo de campanha, onde os candidatos vão expor suas ideias e propostas ao eleitorado, a fim de conquistar confiança e votos, na eleição de gestores não será diferente.
Agora que já foi divulgado o resultado das provas (foto) e efetivados os registros de candidaturas pelas Comissões Eleitorais e Comitê de Execução do processo seletivo, os candidatos já podem iniciar suas campanhas eleitorais nas escolas, desde quarta-feira dia 25 de novembro de 2015.
Como será a campanha
Como nas eleições para escolha de prefeitos, governadores e presidentes, a propaganda nas eleições de gestores escolares, também, seguem regras: os candidatos deverão ter oportunidades iguais de expor suas propostas junto aos eleitores; fica proibida a propaganda que, implicar em promessa ou vantagem de qualquer natureza, que promover perturbação do sossego ao público, e ainda que praticar ações tendentes a influenciar, coagir ou vedar a vontade do eleitor, caluniar, difamar ou injuriar qualquer pessoa envolvida no processo eleitoral, e ainda, os candidatos não podem utilizar recursos, material de consumo escolar.
A fiscalização da campanha e propaganda é de responsabilidade das Comissões Eleitorais e do Comitê de Execução do processo seletivo, cabendo a estes executar a suspensão imediata do candidato que promover a propaganda ilegal.“Estamos vivenciando um momento histórico na educação do Maranhão e para consolidar esse processo é necessário, além de uma ampla participação da comunidade escolar, que todos os critérios legais sejam observados e colocados em prática. O Governador Flávio Dino compreende que a gestão escolar democrática é aquela que rompe com as práticas individualistas e leva a produzir melhores resultados de aprendizagem dos estudantes. Este exemplo que queremos dar”, destacou a secretária de Estado da Educação Áurea Prazeres.
“O processo de gestão democrática representa para todos nós educadores a liberdade de expressão, de pensamento, de criação e de possibilidade de diálogo entre toda a comunidade escolar”, enfatizou a professora Francisca Lima, Coordenadora do processo seletivo.
A votação ou como votar, quem vai votar
Poderão votar: profissionais da educação em exercício na escola há pelo menos seis meses antes do pleito; alunos regularmente matriculados com frequência comprovada, que tenham, no mínimo, 15 anos de idade, e pais ou responsáveis legais por aluno, devidamente cadastrado, somente um por família, independente do número de filhos matriculados na escola. O servidor em exercício em mais de uma unidade escolar terá direito a voto em cada uma das unidades.
No dia 10 de dezembro de 2015  a consulta (votação) ocorrerá das 8hs às 17h30, para as escolas que funcionam apenas no diurno, e das 8hs às 20hs, para as escolas que funcionam nos três turnos.
Um total de 1.364 candidatos disputa o pleito em todo o estado, totalizando 489 chapas. Em São Luís, são 259 candidatos inscritos, em seguida vem a regional de Imperatriz com 107 inscritos.
Clique aqui para ter acesso ao edital do processo seletivo.

No giro da noticia.
Edmilson Moura.

UM EXAME CONFIRMA NOVA LESÃO NO INTESTINO GROSSO DE HUMBERTO COUTINHO

Clique para obter Opções

Nota
O Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Humberto Coutinho, submeteu-se a exames de rotina no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), nos quais foi constatada uma nova lesão no intestino grosso.
A junta médica que o atende, coordenada pelo médico Paulo Hoff, pediu novos exames para decidir se adotará intervenção cirúrgica ou quimioterápica.
Humberto Coutinho encontra-se no hospital paulista acompanhado da sua esposa, Dra. Cleide Coutinho, dos filhos George e Geórgia e de familiares.
Assim que a junta médica decidir o procedimento adequado para o tratamento do deputado, serão dadas novas informações.
Carlos Alberto Ferreira
Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa
 
Edmilson Moura.

A PRESIDENTE DILMA VEM AO MA DIA 28 INAUGURAR HOSPITAL REGIONAL DE CAXIAS

Clique para obter Opções

A presidente Dilma Rousseff vem ao Maranhão dia 28 de novembro de 2015, neste sábado, para inaugurar ao lado do governador Flávio Dino e o prefeito Léo Coutinho, o Hospital Regional de Caxias, que atenderá 26 cidades da região dos Cocais.
Os pacientes encaminhados de forma regulada pelos hospitais municipais da região terão atendimento médico-hospitalar em cirurgia geral, clínica médica, neurologia, ortopedia, cirurgias oftalmológicas, biópsias e pediatria, entre outras.
Com investimento de mais de R$ 23 milhões, o hospital beneficiará mais de 783 mil pessoas.
O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, observa que com o novo hospital com serviços de saúde de alta complexidade evita que a população da região seja obrigada a se deslocar para Teresina.
“Este é um grande passo que o governo Flávio Dino está dando para fazer o que chamamos de cinturão assistencial. Isso quer dizer assistir a população com serviços médicos que elas, na maioria das vezes, tinham que ir até Teresina para conseguir. Posso dizer que isso traz dignidade à todos nós, do ponto de vista que, aos poucos, a saúde do Maranhão sairá dos últimos lugares dos indicadores”, ressaltou Marcos Pacheco.
O prefeito Léo Coutinho lembrou que o governador Flávio Dino realiza um sonho de toda a região. Todos os municípios vão ser beneficiados com os serviços de alta complexidade desse hospital. E em nome da população, eu gostaria muito de agradecer ao governador, pois quando ele assumiu em janeiro, a obra estava parada por problemas fundiários. Para se ter uma ideia, começaram a construir o hospital quando nem o terreno pertencia ao Estado, e o Flávio Dino, ao lado do secretário Marcos Pacheco, de forma dinâmica, em apenas 11 meses de governo conseguiu regularizar as irregularidades”, parabenizou o prefeito de Caxias.
O Hospital Regional será inaugurado com 122 leitos de internação, sendo 26 leitos de clínica médica, 26 leitos de clínica pediátrica, 26 leitos de clínica ortopédica, 26 leitos de clínica cirúrgica, 12 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 6 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários).
Homenagem
O nome do hospital será em homenagem ao médico caxiense Everaldo Ferreira Aragão, falecido em 2010, após três anos de luta contra um câncer nos rins. Everaldo Aragão atuou por 33 anos nas áreas de cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e ultra-sonografia.

A autoria da indicação é dos ex-deputados Cleide Coutinho e Arnaldo Melo, aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa em dezembro de 2014, Lei n° 228/2014. A homenagem se dá em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população caxiense na área da saúde.

Edmilson Moura.

Imagem do Dia!

A Imagem do Dia continua sendo a praça Pedro Matias da Paz que definitivamente está servindo de área de lazer para os animais que perambulam pelas ruas de nossa cidade!

UM CRIME QUE COMOVEU O MARANHÃO. A MORTE DA GAROTA DE 6 ANOS EM URBANO SANTOS-MA

Clique para obter Opções

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão diz que suspeito preso confessou ter assassinado a garota Maysa Moreno. José Ribamar dos Santos Portácio, de 26 anos de idade, é o principal suspeito de ter cometido um dos mais bárbaros e comoventes crimes ocorridos no Maranhão nos últimos anos.

Ao ser apresentado na tarde desta quarta-feira dia 25 de novembro de 2015, na sede da Secretaria de Segurança Pública, em nossa capital, ele teria confessado ter violentado sexualmente Maísa Moreno da Silva, de 6 anos, no Povoado Queimadas, município de Urbano Santos, onde  a vítima morava com os pais.

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, foi quem garantiu que José Ribamar confessou ter cometido o crime quando ainda estava detido na delegacia da cidade de Itapecuru-Mirim. Já na entrevista coletiva o mesmo se manteve calado se recusando a responder qualquer pergunta.

José Raimundo permanecerá preso e responderá por homicídio qualificado.

ENTENDA O CASO:

No giro da noticia.
Edmilson Moura.

O STF AUTORIZA INCLUIR NOME DE EX-ADVOGADO DE CERVERÓ NA LISTA DA INTERPOL

Clique para obter Opções

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, autorizou a inclusão do nome do advogado Edson Ribeiro, na lista da Interpol, polícia internacional. Edson Ribeiro era defensor do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró e teve a prisão determinada nesta quinta feira dia 26 de novembro de 2015,  pelo Supremo na operação que prendeu também o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), o banqueiro André Esteves, dono do Banco BTG Factual, e o chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira. 
A Interpol já localizou o advogado nos Estados Unidos e deve ser preso pela polícia assim que o governo brasileiro encaminhar os documentos necessários. 
Saiba Mais
De acordo com pedido de prisão da Procuradoria-Geral da República (PGR), encaminhado ao STF, Edson Ribeiro participou das negociações em que o senador Delcídio do Amaral tentou impedir que Cerveró firmasse um acordo de colaboração com o Ministério Público Federal. Em um dos encontros - que foi gravado pelo filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, em um hotel em Brasília - o senador prometeu pagar R$ 50 mil mensais à família do ex-diretor para não ocorrer a delação premiada. 
"O Senador Delcídio Amaral contou com o auxílio do advogado Edson Ribeiro, que, embora constituído por Nestor Cerveró, acabou por ser cooptado pelo congressista. O advogado Edson Ribeiro passou, efetivamente, a proteger os interesses do Senador Delcídio Amaral em sua interação profissional com Nestor Cerveró e Bernardo Cerveró, mesmo depois de tomada por Nestor Cerveró a decisão de oferecer colaboração premiada ao Ministério Público Federal. O advogado Edson Ribeiro recebeu do Senador Delcídio Amaral, a certa altura das tratativas, a promessa de pagamento dos honorários que convencionara com Nestor Cerveró, cujo valor era de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais)", diz o documento da PGR. 
Segundo a PGR, o banqueiro André Esteves, dono do Banco BTG Factual, arcaria com os custos para não ter seu nome mencionado no acordo de colaboração ou para o ex-diretor desistir. "Ao menos parte desses recursos seria dissimulada na forma de honorários advocatícios a serem convencionados em contrato de prestação de serviços de advocacia entre André Esteves e/ou pessoa jurídica por ele controlada com o advogado Edson Ribeiro." Esteves está preso na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. 
Nestor Cerveró firmou acordo de colaboração premiada com o Ministério público Federal no dia 18 de novembro deste ano.

Da Agência Brasil
Edmilson Moura

VEJA A ÍNTEGRA DO PEDIDO DE PRISÃO DO SENADOR DELCÍDIO

Clique para obter Opções

São Paulo – O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) na manhã desta quarta-feira. Ele é suspeito de ter atrapalhado as investigações da Operação Lava Jato ao oferecer dinheiro em troca do silêncio do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró.
O Senado ainda deve analisar a legalidade da denúncia e determinar se ele responderá em liberdade, ou não, pelo processo. 
Além de Delcídio, a decisão do relator da Operação no STF, Teori Zavascki, inclui nos mandados, o controlador do Banco BTG Factual, André Esteves, o advogado, Edson Ribeiro Filho e o chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira Rodrigues.
Em tempo
Vale notar ou lembrar que é a primeira vez que um senador é preso no exercício do cargo, já que a Constituição Federal só permite a prisão de parlamentar em crime flagrante. Neste tipo de ação, de obstrução de investigação, a conduta é considerada crime permanente. É um dos poucos motivos que leva a corte a aceitar prisão preventiva de réu ainda sem julgamento.
Veja aqui a íntegra do pedido de prisão

No giro da noticia
Edmilson Moura.

UMA BRIGA ENTRE CIGANOS TERMINA COM MORTES NO INTERIOR DO MARANHÃO

Clique para obter Opções

Na noite desta terça-feira dia 24 de novembro de 2015, Destacamento da Polícia Militar de Alto Alegre do Maranhão, cidade que fica a 35 quilômetros de Bacabal-MA, foi informado, via celular, que na rua próxima ao campo do Bairro Santo Antônio. Alto Alegre do Maranhão acontecia um tiroteio entre ciganos, que residem na Rua do Leite, também naquela cidade. Ao chegar ao local, os policiais constataram a tragédia.
Armas e munição foram encontradas no local do crime. Motivação ainda não foi esclarecida pela Polícia Civil. Pois é uma confusão entre ciganos terminou com quatro mortes e quatro feridos em Alto Alegre do Maranhão (MA), município localizado no leste do Estado, a 235 km de distância de São Luís. Um tiroteio foi registrado em um campo de futebol no bairro de Santo Antônio, na noite dessa terça-feira (24). A motivação ainda não foi esclarecida pela Polícia Civil.
Ao chegar à cena do crime, uma equipe do 15º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) encontrou os corpos de Mateus Soares da Silva, Ilan Alves de Castro, Aldemir da Silva e Adriano Alves Castro, além de duas armas de fogo, três carregadores, cápsulas e munição intacta calibres .40 – de uso das forças de segurança pública – e 38.
Dois feridos foram levados para o Hospital Geral do município vizinho de Peritoró (MA). Eles foram identificados apenas como Juan e Francisco das Chagas e confessaram à polícia que dispararam contra as vítimas. A eles, foi dada voz de prisão.
Os corpos das vítimas foram levados para o necrotério do Pronto-Socorro da cidade de Bacabal (MA), que se recusou a recebê-los alegando temor pela invasão ao local, e encaminhados posteriormente para o Hospital Geral de Peritoró.
tópicos:

No giro da noticia.
Edmilson Moura

OS SERVIDORES DA CGU TERIAM SIDO INTIMIDADOS DURANTE INVESTIGAÇÕES NO MA

Clique para obter Opções

Servidores da Controladoria Geral da União (CGU) afirmam ter sofrido tentativas de intimidação durante investigação de irregularidades na Secretaria de Estado da Saúde durante a gestão de Ricardo Murad, cunhado da ex-governadora Roseana Sarney. A denúncia está no Relatório preparado pela CGU a pedido da Polícia Federal com o objetivo de investigar os desvios de R$ 1,2 bilhão dos recursos do Fundo Nacional da Saúde, no governo Roseana.
Técnicos da própria Controladoria fizeram relatos durante visita à Construtora Minerva, prestadora de serviço para a Saúde. “Em diligências efetuadas pela equipe de auditoria da CGU sofreu intimidações e forte restrição, conforme se passa a relatar. (…) Uma picape chegou ao local com três homens que também não quiseram se identificar. A partir daí a conversa foi tensa e em tom de intimidação, a ponto de provocar sensação de insegurança nos auditores”, diz o relatório.
Em outra diligência, realizada na ONG Oscip Bem Viver para esclarecer contratações e pagamentos, o relatório cita tentativa de intimidação a uma servidora durante processo de “circularização, de preços praticados e detalhes dos serviços prestados”. Também foi citada uma segunda tentativa de intimidação na empresa Minerva Construções Ltda ocorrida em 10/07/2015, no município de Imperatriz, Sudoeste do estado.
Investigações
A Operação Sermão aos Peixes, da PF, apontou que um grupo de empresas beneficiadas com dinheiro público supostamente desviados da Saúde basteceu 61 campanhas eleitorais no Maranhão. Segundo as investigações, uma auditoria indica que o prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 114 milhões. A esposa de Murad e a filha do casal, a deputada Andrea Murad, também foram beneficiados, apontou a PF.
De acordo com as investigações, a terceirização de serviços na Saúde, sob o comando de Murad, tinha como objetivo a fuga dos controles da lei de licitação, facilitando o desvio de verba pública. Duas entidades não governamentais contratadas pela Secretaria de Saúde do Maranhão para gerir unidades hospitalares do Estado, o ICN (Instituto Cidadania e Natureza) e a Bem Viver, contrataram, sem licitação, inúmeras empresas para serviços terceirizados.
A Justiça Federal apreendeu o passaporte do ex-secretário de Saúde do Maranhão Ricardo Murad (PMDB). A pedido da Polícia Federal, o juiz federal Roberto Veloso também proibiu o cunhado da ex-governadora Roseana Sarney de deixar a capital do estado, São Luís. O peemedebista nega as acusações.
Fonte: Brasil 247
Edmilson Moura.

NO MARANHÃO É TÃO PERIGOSO SER JORNALISTA QUANTO NA SOMÁLIA

Clique para obter Opções

O jornalista e blogueiro Décio Sá foi morto em 2012 em um bar na Avenida Litorânea. Segundo dados do Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ), uma ONG internacional, a Somália – onde um ou mais jornalistas foram assassinados por ano na última década e o Governo se mostra incapaz para solucionar estes crimes – é o lugar mais perigoso do mundo para se exercer a profissão, incluindo blogueiros e colunistas.
Estes números foram apresentados no dia 2 deste mês em assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Síria não foi incluída porque está em guerra. Vendo estes números, é assustador pensar que nas duas últimas semanas dois blogueiros foram assinados no interior do Maranhão. O caso mais famoso no Estado é o do jornalista Décio Sá, morto em um bar, em 2012, na Avenida Litorânea.
Enquanto a Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoa (SHPP), órgão vinculado a Secretaria de Segurança Pública do Estado, investiga os crimes, jornalistas e blogueiros, principalmente os que escrevem sobre política, convivem com o medo e constantes ameaças. No último sábado (21), Orislandio Timóteo Araújo, o Roberto Lano, foi assassinado a tiros na cidade de Buriticupu (a 407 quilômetros de São Luís).
No dia 13 deste mês, Ítalo Eduardo Diniz Barros, foi morto com quatro tiros em Governador Nunes Freire ( a 181 quilômetros da capital). Ambos escreviam sobre política e foram ceifados de forma fria por homens em motocicletas.
O delegado titular da superintendência de homicídios, Leonardo Diniz, informou que equipes da SHPP se dirigiram para o interior no intuito de elucidar os casos. “Já estamos com equipe em campo e abrimos linhas de investigações sobre o caso de Buriticupu. Acredito que em pouco tempo vamos poder apresentar algo de concreto. Quanto ao crime de Nunes Freire, demos apoio à superintendência do interior e estamos acompanhando de perto”, explicou.
O delegado titular da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), Thiago Bardal, acredita que esses assassinatos estão diretamente ligados a crimes políticos. “Estes crimes são para intimidar, com certeza. Como a polícia não tem bola de cristal, nós iniciamos investigações após denúncias. E como a polícia do Maranhão vem cada vez mais fechando o cerco contra criminosos, principalmente nas cidades do interior, estes crimes começaram a aumentar”, disse.
Ameaças, medo e descaso
Não é preciso muito esforço para encontrar profissionais que convivem com o medo. Chefe de reportagem do jornal O Estado e blogueiro, o jornalista Daniel Matos afirma que as ameaças são constantes. “Recebo ameaças constantemente, principalmente em comentários no meu blog. Até ligações com esse teor eu recebi. Geralmente estas ameaças ficam apenas no campo da intimidação, mas convivemos com isso sim”, contou.
Editor de política de O Estado e também blogueiro, o jornalista Marco Aurélio D’Eça acredita que quem trabalha com blog acaba despertando ainda mais ódio, até de autoridades como a polícia e o poder judiciário. “Agente se sente ameaçado o tempo inteiro. Há insinuações e intimidações. O problema principal, ao meu ver, é que blogueiros são vistos com forte antipatia pelas autoridades. A polícia e o judiciário nos enxerga com raiva. Por isso, vemos certo descaso nas apurações destes crimes”, asseverou.

Caso Décio Sá
A observação do jornalista Marco D’Eça sobre o descaso na apuração destes crimes chama atenção para um dado apresentado pelo CPJ na ONU. O Brasil, com 11 casos de assassinatos de jornalistas não resolvidos desde 2008, quando começou esta contagem, ocupa o 11º lugar entre os países mais perigosos para estes profissionais. Segundo o levantamento, na maioria dos casos, a prestação de contas chegou apenas aos autores materiais, mas não até os autores intelectuais.
Em São Luís, o caso mais famoso é o do blogueiro Décio Sá, que foi assassinado no 23 de abril de 2012, na Avenida Litorânea, com vários tiros. Até hoje, apenas o assassino confesso, Jhonatan de Sousa Silva, e um comparsa foram julgados e condenados. Os suspeitos de serem os mandantes do crime seguem presos, mas ainda não foram condenados.
Dados da pesquisa do CPJ
– Aproximadamente 96 % das vítimas são jornalistas locais. A maioria informava sobre a política e a corrupção em seus países natais.
– As ameaças frequentemente antecedem os homicídios. Em ao menos quatro em cada 10 assassinatos de jornalistas, as vítimas haviam denunciado ameaças, que quase nunca são investigadas pelas autoridades.
– Grupos políticos, entre eles facções armadas, são suspeitos de cometer 46% dos casos de assassinato, um aumento de 6% em relação ao índice de 2014. Funcionários governamentais e militares são considerados os principais suspeitos em quase 25% dos casos.
– Em apenas 2% dos casos os autores intelectuais foram apresentados e processados.

Do: Imirante
Edmilson Moura.