ACABOU A NOVELA! Abandonado por todos Eduardo Cunha não é mais deputado


O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teve  o mandato cassado dia 12 de setembro de 2016. Foram 450 votos pela cassação, 10 contra e 9 abstenções.
O PMDB deu as costas para Eduardo Cunha que foi cassado por 450 votos a 10. Do blog do Josias de Souza.Cunha cai do cavalo sem tirar a mão do coldre:
Herói de sua própria ficção, Eduardo Cunha migrou da posição de Durango Kid, uma espécie de cowboy fora da lei da Câmara, para a condição de anão-político. Excluídas as ausências e as abstenções, restaram-lhe míseros 10 aliados. Empurrado pelos votos de 450 deputados, Cunha caiu do cavalo sem tirar a mão do coldre. (aqui, a íntegra da lista de votação) Na sua primeira entrevista como ex-deputado, distribuiu rajadas de insinuações. Levou à alça de mira inclusive o governo. Ao notar o timbre de ameaça, Michel Temer e seus auxiliares reagiram com estrondoso silêncio.
Cunha fez propaganda do livro que planeja escrever sobre os bastidores do impeachment. Anunciou que contará em detalhes as conversas secretas que manteve antes de levar Dilma Rousseff ao cadafalso. Uma repórter quis saber: Quando o senhor abriu o impeachment, conversou com Michel Temer, ele pediu para o senhor abrir? E Cunha, enigmático: “Leia o meu livro que você vai ver.”
Além de falar do impeachment, vai expor o que sabe de políticos?, indagou outro entrevistador. “Ao tempo em que eu for me lembrando de qualquer coisa, pode ficar tranquilo que eu falo com vocês”, respondeu Cunha, borrifando na atmosfera envenenada a ameaça de sofrer a qualquer momento surtos de indiscrição.
Estalando de pureza moral, Cunha voltou a protelar as suas culpas. “Eu cometi muitos erros, sou um ser humano. Mas não foram os meus erros que levaram à minha cassação. Fui vítima de uma vingança política perpetrada no meio do processo eleitoral.”
Sem exibir nenhuma dúvida ético-existencial, Cunha atribuiu a perda do seu mandato a uma aliança que o Planalto, já sob Temer, firmou com o PT e outras forças que apoiavam Dilma para acomodar na presidência da Câmara o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Citou nominalmente seu companheiro de PMDB fluminense Wellington Moreira Fanco, sogro de Maia e um dos mais chegados auxiliares de Temer.
De acordo com Cunha, o Planalto se meteu na disputa pela presidência da Câmara para derrotar o candidato que ele apoiava, Rogério Rosso (PSD-DF), e eleger Rodrigo Maia. Nessa versão, Moreira Franco, tachado de “eminência parda” do governo Temer, teria agido para favorecer o genro. “O sogro do presidente da Casa comandou uma articulação e fez com que fosse feita uma aliança com o PT. A minha cassação estava na pauta. Era óbvio que isso iria acontecer se fosse votado antes da eleição.”
Fará delação premiada? “Só faz delação quem é criminoso”, desdenhou Cunha. “Eu não sou criminoso, não tenho que fazer delação. Eu vou escrever o livro do impeachment. Vou contar, obviamente, tudo o que aconteceu no impeachment, diálogos com todos os personagens que conversaram. Esses serão tornados públicos na sua integralidade. Todos, todos, todos… Todo mundo que conversou comigo.”
Gravou as conversas?, cutucou um repórter. “Não, não. Eu tenho uma boa memória”, desconversou Cunha. “Eu não gravo conversa e não compactuo com quem grava conversa.”
Sem mandato, Cunha assistirá nos próximos dias à migração dos seus processos do foro privilegiado do STF para a primeira instância da Justiça Federal de Curitiba. Teme o juiz Sérgio Moro? “Não tenho que temer ninguém”, disse Cunha, tentando manter a pose. “Eu só temo a Deus”, acrescentou. “Eu me sinto inocente. Como inocente, vou me defender. O ônus da prova é de quem acusa.”
Acha que vai ser preso? “Não acho nada. A instrução dos meus processos já foi à fase de denúncia [da Procuradpria-Geral da Repúblia]. Eu vou responder, provavelmente em outro foro.”
O que pretende fazer agora? “Primeiro, vou procurar uma editora, para ver se consigo ter uma boa renda com o livro”, afirmou Cunha, que perdeu o mandato, não o faro para a pecúnia. “Depois, vou pensar no que vou fazer.” O livro já estava em seus planos. “Só que, agora, vou escrever mais rápido. Tenho mais tempo.”
Por ironia, Dilma Rousseff já informou aos amigos que também escreverá um livro sobre o impeachment. Graças à ajuda de Cunha, ela dispõe, igualmente, de muito tempo livre.

Saiba mais
Do G1 Brasília


0 comentários:

Postar um comentário