SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO MAIS DE 150 ANOS E SUAS ESTRADAS VICINAIS SÃO DESPREZADAS PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL



 As estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Daí a importância de manter as boas condições de tráfego dessas estradas. Também, é por meio delas que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais.

O estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado. Trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e mais consumo de combustível. O maior tempo gasto no transporte diminui o tempo de prateleira, e a vibração ocasionada pelas irregularidades das pistas geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final.

O acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá por meio das estradas vicinais. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato agravado pelas péssimas condições das estradas. A necessidade de bens de consumo e produtos manufaturados também contribui para que essa população se desloque para centros urbanos.
O deslocamento dessas populações até onde se encontram estes serviços é dificultado pelas condições das vias. A conservação do bom estado das estradas contribui para a fixação das famílias no campo e a melhoria das condições de vida.

No aspecto ambiental, a manutenção das estradas de terra está ligada diretamente ao controle de erosão e perda de solo, à conservação e recuperação das áreas marginais às estradas, à diminuição do assoreamento de córregos e rios. Fatores estes que afetam a composição da paisagem local e a preservação do meio ambiente.
Por tudo isso, as estradas vicinais merecem atenção.

MAIS A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DESPREZOU AS ESTRADAS VICINAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO, AGENTE CONTA NOS DEDOS DAS MÃOS AS QUE SÃO ASFALTADAS.

0 comentários:

Postar um comentário