VALE A PENA VER UMA ENTREVISTA DE DR. JÚNIOR, CANDIDATO A PREFEITO DE SÃO LUÍS GONZAGA AO BLOG DO CARLINHOS




No dia 29 de março de 2016, na sede do Blog do Carlinhos recebeu a visita ilustre do Dr. Júnior, pré-candidato a prefeito pela oposição em São Luís Gonzaga (MA). Foi uma conversa longa e proveitosa que resultou nessa extensa e oportuna entrevista. Dr. Júnior, 47 anos, casado, três filhos, falou sobre política local, o que pensa da atual administração municipal de São Luís Gonzaga, enumerou vários problemas que atrapalham o desenvolvimento do município e apontou soluções. Leia a entrevista completa.

Carlinhos – É uma grande satisfação receber em nosso blog, o Dr. Francisco Pereira Martins Junior, mas conhecido como Dr. Júnior. E começo perguntando, como está a nossa querida São Luís Gonzaga?

Dr. Junior – Carlinhos, é um prazer está aqui, no teu escritório, participado pela primeira vez do seu blog, é uma satisfação. São Luís Gonzaga é uma cidade centenária, mas infelizmente, não vivencia os seus melhores dias; está no fim do mandato do atual prefeito e a cidade esta muito, muito abandonada.

Carlinhos - O Senhor foi candidato a prefeito em 2012, tinha uma proposta, era contra esse gestor, não logrou êxito, mas o senhor volta a ser candidato nessa eleição,  por que razão?

Dr. Júnior – É a 3º vez que nós estamos disponibilizando o nosso nome para disputar a eleição pra prefeito de São Luís Gonzaga e muitas pessoas pensam que é a segunda, mas não, é a terceira.

- A primeira vez foi em 96, a segunda na ultima eleição de 2012 e, agora em 2016. Se Deus nos permitir e não tiver nenhum empecilho no nosso grupo, nós iremos novamente disputar eleição para prefeito.

- São Luís Gonzaga precisa de outras opções, ter pessoas com outras ideias, outro entendimento, que leve gestão publica a sério, que bote o cidadão em primeiro lugar para que os serviços públicos sejam disponíveis e acessíveis para todas as pessoas. Atualmente, em São Luís Gonzaga, o povo vive uma situação triste; os nos hospitais de péssima qualidade, inclusive, o centro cirúrgico foi fechado pela vigilância sanitária, mas sendo usado para procedimentos, mesmo interditado; os postos de saúde sucateados com a falta de medicamentos, falta de profissionais, são inúmeros problemas que deixam os filhos de São Luís Gonzaga sem assistência medica. A saúde é uma das principais bandeiras de nosso projeto.
Continua...

- Para termos uma ideia da dificuldade de São Luís Gonzaga para realização de exames de prevenção, o exame de ultrassom que são exames hoje comuns, simples de serem feitos, em São Luís Gonzaga é difíceis, tanto que hoje, em alguns meses para cá, uma procissão de pessoas de São Luís Gonzaga vão em direção a Peritoró para realizar exame de ultrassom, raio-x que há  a mais de 10 anos, que não é feito um raio-x no hospital publico, apesar de ter equipamento no hospital; esses exames de ultrassom são feitos numa clinica particular em São Luís Gonzaga de um medico que trabalha para o município e o raio-x também; laboratório funciona mal; precisamos de propostas para melhorar esse atendimento, eu, com ajuda do meu irmão, Dr. Danilo, temos essas respostas de como desenvolver esse trabalho.

- Outro problema sério em São Luís Gonzaga é a questão da educação; um setor com muita deficiência. Nós estamos perdendo alunos para cidades vizinhas por negligencia da secretaria municipal de Educação. Hoje o município passa um momento difícil também da educação, como a falta de merenda escolar, eu vejo reclamações de muitos pais, que não são trabalhados os turnos inteiros, vai até a metade do período da manhã ou a metade do período da tarde. Os professores reclamam do salario mais baixo da região; a única coisa que o prefeito se gaba é que paga em dias, mas você pode ter certeza que se entrevistar os professores de São Luís Gonzaga a maioria estão insatisfeitos; além do problema que tem muitos professores fora da sala de aula, porque é apadrinhado do prefeito, porque é vereador, porque exerce o outro tipo de atividade, enquanto os professores que estão em  sala de aula sofrem com salários baixos. Os professores que fazem parte do governo e os professores que são contra o governo têm tratamentos distintos. Isso é uma reclamação que eu ouço muito do Sindicato que representa a classe.

Carlinhos - O senhor falou na primeira parte sobre saúde, e me lembrei de que o senhor é o diretor geral do Hospital Geral de Peritoró.


Dr. Júnior – É verdade, foi uma oportunidade que o nosso governador nos concedeu e facilitou o acesso dos meus irmãos da minha cidade, mas também o hospital é franqueado a todos os maranhenses. Eu cumpro no hospital o que o governador me pediu: transformá-lo no hospital de Peritoró em um hospital regional. No HGP recebemos pessoas de Pedreiras, Trizidela, Lago da Pedra, Lagoa Grande, Capinzal, Santo Antônio dos Lopes, Peritoró, Bacabal, em fim, de todo o Médio Mearim. Antes, na outra gestão, era diferente, havia enormes dificuldades para encontrar atendimento.

Carlinhos - Voltando a falar da politica, quais são as suas expectativas nessa eleição? O senhor disse que já concorreu duas vezes e vai entrar pela terceira vez na disputa pela prefeitura.  Agora, quais as suas perspectivas? Como está o seu grupo politico, como está o povo que lhe acompanha?

Dr. Júnior - Graças a Deus, a população gonzaguense está respondendo bem ao nosso empenho, a nossa disponibilidade de querer ajudá-la; os meus conterrâneos estão participando dos eventos que realizamos, como exemplo em fevereiro nós levamos o presidente nacional do PDT a São Luís Gonzaga, junto com o nosso deputado federal Weverton Rocha, que é o presidente estadual e outros três deputados do PDT e, graças a Deus, fizemos um grande evento, apesar de ter sido 10 horas da manhã de sexta-feira, que é dia de serviço; mas graças a Deus, lotou o recinto e o deputado ficou muito satisfeito com a recepção.

- Eu digo o seguinte: temos um projeto de vida, eu nunca quis ser prefeito pra me servir do cargo de prefeito, mas no intuito de servir a comunidade. Eu nasci em São Luís Gonzaga, me criei em São Luís Gonzaga, meus grandes amigos são gonzagenses e eu  faço disso um sacerdócio, é claro que a gente que logra êxito, ate porque se conseguirmos viabilizar nossa candidatura a prefeito, nós vamos lutar para ganhar a eleição e fazer um governo diferente; a população conhece a maneira séria que trabalho, do trabalho sério do meu irmão, a gente tem de ajudar o próximo, indistintamente de grupo politico; eu garanto a todo mundo que não tem perseguição politica. Eu só sei uma coisa que nós vamos trabalhar.

- Nós já fizemos muito nesses últimos três anos e meio para viabilizar o nosso nome, mas daqui para frente vamos intensificar as visitas, visitando as comunidades, são mais de 200 povoados, locais mais distantes que tem viabilidade, na eleição passada.

- Quando começamos a campanha de 2012, muita gente não acreditava, para se ter uma ideia, a nossa chapa só se fechou  5 minutos antes de terminar a convenção; não tínhamos candidato a vice, mas na época, nós convidamos uma senhora de um povoado próximo a Lima Campos, dona Dijé, que realiza um bonito e importante trabalho com a Associação de Quebradeira de Coco de Babaçu e, fizemos uma campanha pé no chão, uma campanha de casa em casa, mostrando a realidade do nosso município e mostrando propostas e, garças a Deus, nós tivemos uma votação muito grande, surpreendeu, talvez se o prefeito não tivesse tantos recursos financeiros e não tivesse feito uso disso, nós teríamos outro resultado na eleição; mas nessa eleição, estamos ainda mais preparados, fazendo cada vez mas pela comunidade, fazendo cada vez mas pelas pessoas e esclarecendo o eleitor, mostrando que nós não podemos ficar com na mesmice de sempre, porque ninguém esta satisfeito em São Luís Gonzaga, nem as próprias pessoas que fazem parte do próprio grupo politico do  prefeito.

- Todo mundo está vendo escancarado essa má gestão! Ele se vangloria que paga em dia, eu acho que pagar em dia hoje não é mérito, pagar em dia é obrigação, quero é ver o nosso município se desenvolvendo, produzindo.

- Temos 200 povoados e não temos nenhum projeto na secretaria de Agricultura, sementes que foi distribuída esse ano, foi porque nós intercedemos na secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, junto com o nosso deputado, para que viabilizasse um vinculo de semente, pra que fosse distribuído em São Luís Gonzaga, foi distribuído não por um grupo politico, mas foram distribuídos em todas as associações, nos sindicato dos trabalhadores rurais em todas as entidades representativas da sociedade.

Carlinhos - Na perspectiva das eleições, em caso do senhor vencendo, assumindo o cargo de prefeito, como é que vai ser o seu governo ?

Dr. Júnior – Eu não quero me vangloriar, eu só digo para a comunidade que as pessoas que me conhecem, sabem que vou me emprenhar muito para realizar um grande governo. Também reconheço que depende da conjuntura nacional, depende do governo do estado, mas temos acesso ao governo do estado, ao nosso deputado em Brasília;  uma coisa que eu prometo para comunidade: vamos nos empenhar para fazer um governo diferenciado em que as pessoas que não tem acesso a nada, tenham acesso aos serviços básico de saúde, de educação e de produção.

- Gostaria de fazer mais um citação sobre o que observo na educação de nosso município. Acordo muito cedo, 5 horas da manhã e vejo uma procissão de vans levando estudantes gonzaguenses para escolas de Bacabal. Isso quer dizer o quê? Que a comunidade não confia na educação em São Luís Gonzaga. Eu fico triste com esse cenário; eu já contei uma vez 13 vans, combis e peruas, fora os carros pequenos e táxis, levando alunos do ensino fundamental para Bacabal. Vejo isso com muita tristeza. A população não confia em nossa educação. Mais isso vai mudar!

Carlinhos – Mais alguma mensagem ao povo de São Luís Gonzaga?

Dr. Júnior - Em São Luís Gonzaga, eu sinto uma ansiedade no ar; as pessoas estão muito ansiosas para que haja conversação entre os grupos políticos da cidade; eu quero dizer a todos vocês que, por ventura irão ler essa entrevista no blog do nosso amigo Carlinhos que logo estaremos reunidos nestas conversações, agora em abril. Agradeço ao carinho pela sua atenção, amigo Carlinhos, agradeço ao carinho e a confiança de sempre de meus irmãos gonzaguenses, continuem firme comigo nesta luta que vamos conseguir colocar São Luís Gonzaga nos trilho do desenvolvimento e conto com cada um de vocês.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir